sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sensibilidade às cores


Se levarmos uma pessoa cega para dentro de um ambiente pintado com uma cor fria, como o azul, cai a temperatura de seu corpo.
Se do contrário, a levarmos para um cômodo de cor vermelha ou laranja, a temperatura do seu corpo sobe, embora em ambos os ambientes a temperatura seja a mesma.
A irradiação energética COR é percebida pelo corpo humano, como mostra o exemplo acima. O Prof. Nilo Finsen provou, através de experimentos, que cores são forças autônomas, as quais não podem ser confundidas com forças sugestivas. Pelos trabalhos sobre efeitos de luz e cores, ele recebeu em 1903, o prêmio Nobel de Medicina.
Vermelho, laranja e amarelo são cores quentes, expansivas.
As vibrações da cor vermelha têm um efeito quente, vitalizante e estimulante. As vibrações da cor laranja são indispensáveis para a saúde e vitalidade. As Vibrações da cor amarela têm um efeito positivo, estimulante, elas levantam o ânimo e ajudam a superar o cansaço e a falta de vontade para trabalhar.
O verde desperta a necessidade de atividade.
Olhar para o verde, como diz Goethe, “dá uma sensação de satisfação verdadeira”. A vibração desta cor simboliza o equilíbrio e a harmonia e é importante para todo sistema nervoso.
O azul dá a sensação de frescor, e realmente refresca. Estimula a cura, acalma e relaxa.
Calmantes são feitos de plantas azuis. Este conhecimento emprega-se na terapêutica natural.
O antigo costume popular de fazer compressas com um pano azul tem um significado profundo, pois o azul tem um efeito antisséptico, refrescante.
No passado os agricultores colocavam as sementes num avental azul, pois sabiam que esta cor não estimulava o crescimento do germe.
A cor índigo tem uma forte influência sobre o sistema nervoso e sobre a mente, enquanto que as vibrações do violeta tem ação nas áreas afetivas e espirituais.
É interessante também, o fato de que doentes mentais, considerados incuráveis, melhoram com o efeito das cores.
Em clínicas existem “quartos azuis” para os pacientes agitados e “quartos amarelo-laranja” para melancólicos.
Através da energia das cores é, portanto, possível colocar em ordem as perturbações do organismo humano.
Banhos de luz colorida transmitem harmonia, fortalecendo nossas defesas: inicia-se um processo de regeneração, que tem como resultado uma boa saúde e bem-estar.

Waltraud – Maria Hulke – Manual das Energias Curativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário