segunda-feira, 4 de julho de 2011

Reiki


A palavra REIKI é composta por dois caracteres japoneses: REI, que significa espírito de Deus, e KI, energia vital. REI significa também a essência de Tudo o Que É, e inclui tudo o que existe no universo, vivente e não vivente. É a energia universal dirigida pelo poder espiritual. REI é o espírito transcendental que chamamos de Deus, é o campo de inteligência pura, criadora, que produz toda a matéria, toda a existência. É essa Energia Universal que flui pelas nossas mãos em forma concentrada quando aplicamos as mãos num tratamento. KI é a consciência do corpo humano, a Energia da Força de Vida. Em várias culturas, essa energia é conhecida como prana, mana, élan vital ou Ka. É preciso que haja um fluxo livre de KI para todas as partes do corpo-mente-alma para que a pessoa seja totalmente saudável.
O Reiki se baseia numa antiga lei natural que define a doença como uma condição de desequilíbrio ou desarmonia na nossa relação com o nosso ego e com o Universo. O Reiki reúne a Energia Divina do Universo e a Energia Vital do corpo, criando uma força poderosa que flui pelos meridianos, ou rios de energia para as mãos. Num tratamento de Reiki, o praticante passa energia curativa ao receptor traçando uma série de símbolos japoneses e tibetanos sobre o corpo completamente vestido e influenciando o campo de energia vibratória que o envolve. Esse campo eletromagnético mantém grudado no corpo, na mente e no espírito todos os pensamentos e sentimentos negativos. O Reiki age como um “detonador”, liberando um fluxo acelerado de energia; assim, a energia negativa sobe á superfície e é eliminada.
O Reiki fortalece a capacidade natural do corpo de curar a si mesmo. Durante o tratamento, respiramos tranquilidade, regularmente, naturalmente. Com a respiração mais fácil, solta e rítmica, nosso KI também flui mais livre. Equilibrando o corpo, o Reiki distende as áreas rígidas e possibilita o fluxo da energia natural pelo corpo, pela mente e pelo espírito do receptor. Se sentirmos muito frio, ele nos aquece. Se estivermos muito quentes, ele nos refresca. O Reiki nos devolve a plenitude.

Apostila de formação de Reikianos